segunda-feira, 20 de julho de 2020

O impossível e grandes feitos da humanidade

O que é o impossível? Sentei aqui para fazer outra atividade, mas vi o Blog e senti vontade de escrever sobre isso. Procurei na internet e há muito conteúdo sobre o tema - o que não invalida uma nova fala, ou ponto de vista. Existem muitos textos que vão desde os religiosos até os de auto-ajuda, motivação, psicologia; que tratam sobre o impossível... Quando olhamos nos dicionários as definições se repetem: "Aquilo que não pode ser, existir ou acontecer". "Irreal, absurdo, insuperável, improvável..."

Na vida, quantas vezes já nos sentimos "diante do impossível"?  Impossível comprar aquele carro, aquela casa, impossível ser aprovado neste concurso, impossível... Mas, se está disponível no universo, porque seria impossível? Se mesmo o existente, o real, é considerado - por vezes - impossível será que a palavra é usada somente como "resposta para algo que não pretendo me dedicar o suficiente para obter"? Ou algo que eu realmente não escolhi de verdade? Talvez tenham posto na sua cabeça, desde criança, que isso ou aquilo não é para você e, sim, acreditamos nisso pois quem nos fala são pessoas em quem confiamos muito. O medo de errar também é um fator limitante que pode nos induzir a abrir mão de algo possível e incluir esse item na lista do impossível. Aprendemos também desde cedo que não podemos errar, somos obrigados a acertar com tudo e com todos, sempre. 

A palavra impossível também é usada para a pessoa que ninguém aguenta ou que "não aceita regras". Neste grupo, tenho quase certeza, encontram-se a maioria dos seres humanos que já realizaram feitos históricos na ciência, em outras áreas e que transformaram a sociedade. Com certeza foram ridicularizados, difamados, questionados... Nós, cientistas, geralmente somos vidrados no impossível. Como se fosse um íman. Se alguém diz - é impossível - vai ter alguém que vai teimar em tentar provar que é possível. 

NASA & ESA/Wikimedia Commons
Vejamos exemplos do impossível que hoje faz parte do nosso dia-a-dia: fotografia (1826), computador (1830), telefone (1876), carro motorizado (1875), cinema (1895), comunicação sem fio (1891), 
televisão (1926), penicilina (1928), cartão de crédito (1958), satélites (1962). E, o que isso significa? 



(Imagem de: NASA & ESA/Wikimedia Commons) 

Se existe algo impossível? Segundo Brobeck, ninguém pode afirmar que existe algo impossível, mas sim improvável e, sempre, considerando o conhecimento que acessamos até o momento de avaliação da possibilidade.  Ou seja, o impossível é apenas um desafio para o qual ainda não encontramos uma resposta.  Quem tenta no mínimo deixa um legado que desafia outras mentes a provarem as infinitas possibilidades que se baseiam em impossibilidades pretéritas. 
 
Nunca deixe o "impossível" parar você! E isso não vale somente para a ciência, mas para todos os aspectos da nossa vida.

Algumas referências sobre invenções que mudaram o mundo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário